sexta-feira, 24 de setembro de 2010

18 ▬ Coliseu

Localização: Roma, Itália.

Vista aérea/panorâmica.
O Coliseu, também conhecido como Anfiteatro Flaviano, foi o grande palco das batalhas entre gladiadores romanos no século VI, sendo também um grande palco para os renomados espetáculos da época. Fica localizado no centro de Roma, é uma exceção de entre os anfiteatros pelo seu volume e relevo arquitetônico.
A arena tem 87,5 metros por 55 metros e um um piso de madeira todo coberto de areia para absorver o sangue dos combates, sob o qual existia um nível subterrâneo com celas e jaulas que podiam ser levadas direto para a arena carregando animais ferozes para apimentas as lutas.
Seu colossal formato eliptíco é sustentado por cinco anéis concêntricos de arcos e abóbadas,
O Coliseu foi utilizado durante aproximadamente 500 anos, tendo sido o último registro efetuado no século VI da nossa era, bastante depois da queda de Roma em 476. O edifício deixou de ser usado para entretenimento no começo da era medieval, mas foi mais tarde usado como habitação, oficina, forte, pedreira, sede de ordens religiosas e templo cristão.
Embora esteja agora em ruínas devido a terremotos e pilhagens, o Coliseu sempre foi visto como símbolo do Império Romano, sendo um dos melhores exemplos da sua arquitetura.
A grande arquibancada abriga até 90 mil espectadores, sendo sub dividida em quatro andares após a expansão que fizeram.

Atualmente encontra-se em com alguns pontos de suas estrutura relativamente depredados por terromotos e ação do tempo.

O piso de madeira onde os gladiadores romanos se enfrentavam deu lugar, atualmente a uma longa passarela de 10 metros de largura por quase 65 metros de comprimento. Ela passa bem no meio do que era a arena desbocando em um pequeno palco semi-circular. Como é aberta a visitações, temos também corrimões nos limites da passarela e do palco pra proteção do público.

Abaixo dessa estrutura, para deleite dos visitantes, estão os velhas e grandes placas e blocos de mármores com espaços apertados, suficiente para se passar 2 pessoas lado a lado. A placas/blocos medem uns 10 metros de altura.

Visão interna.


________________________
Influência do cenário na luta: A luta pode se desenrolar por qualquer local do Coliseu, desde as arquibancadas e passarela a até no ponto inferior, entre as estruturas de mármore.

Clima: Céu aberto, 26ºC.
Horário da luta: À critério dos lutadores.
Local de juízes e torcedores: Espalhados pela arquibancada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário