sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

▂▂▂▂▂▂▂▂▂▂▂▂▂▂▂▂▂▂▂▂▂▂

▬ A comunidade “Batalhas Clandestinas” foi criada com o intuito de reunir lutadores em um ambiente similar ao idealizado por clássicos urbanos, seja do cinema, dos livros, ou de qualquer mídia. Não seguimos uma ideologia específica, sendo que a base foi dividida entre os “conservadores” do POQ e os “inovadores” do BIO. A única ideologia que insistimos em seguir é a de diversão e entretenimento sem desordem. Não somos extremistas de nenhum de ambos os estilos (que em tese, são basicamente a mesma coisa, apenas com vertentes diferentes). O objetivo básico em se iniciar uma comunidade nesse estilo, é justamente trazer diversão à seus membros, permitindo que todos possam lutar, interagir e participar dos eventos periódicos sem distinção.
Nossa temática é baseada no mundo paralelamente real criado pela Máfia, seja através dos clássicos importados da Sicília, à forma como a cultura atingiu a divisão social, pública, econômica e literária Americana. Disponibilizaremos um vasto arsenal de obras tanto literárias quanto cinematográficas que apresentem como real referência o estilo que assumimos diante dos milhares de "soldados" que hoje pertencem à "Batalhas Clandestinas". Indústria da proteção forçada, eles a chamavam. Imortalizada em prata e branco, assim somos nós.
Abaixo, em ordem crescente (porém não indicando importância ou relevância), seguem as regras gerais que devem acompanhar as ações de todos os membros do nosso legado. Divirtam-se, sejam coerentes, e dediquem-se aos combates e eventos da mesma forma que a Máfia de Prata se dedicou à criação de todo esse império particular.


1 ──── O Combate

▬ Para os combates, utilizamos o estilo “Self-Service”, ou seja, o próprio lutador decide em que estilo pretender iniciar seu combate. Na devida área destinada do próprio blog e no mapa indicativo da comunidade principal, será encontrado o tópico direto para os estilos de luta fornecidos. Não listarei um número limitado de estilos de combate que fornecemos aqui, pois, este número segue em progressão, e, esperamos que seja possível a implementação de ainda mais novos estilos, sempre melhorando a convivência e coroando a criatividade.
Os devidos estilos de combate possuem uma sigla anexada ao seu nome, e, esta sigla deve obrigatoriamente ser escrita junto ao título do tópico do combate. Por exemplo, numa luta ao estilo "Batalha Sangrenta" (clássico da comunidade), a sigla "BS" é obrigatória para que o tópico seja aceito e validado. Caso o padrão não seja respeitado, a mediação enviará um aviso prevendo a exclusão do tópico.


2 ──── Executando uma Luta
Passo-a-passo e exemplificações.

▬ Temos a seguir uma explicação básica da ordem de postagem em uma luta. O estilo básico supre um ataque e uma defesa por round, tendo como prévia exceção os movimentos especiais que serão declarados também a seguir.
Toda luta deve opcionalmente possuir um prólogo, dando uma prévia ambientação do combate, sem que nenhum dos combatentes caiam de pára-quedas em seu respectivo cenário.

Exemplo baseado em uma luta com cinco rounds + round defensivo:







" Lutador 1 ( Desafiante )

Round 1 – Movimento 1 ( ATK
Round 2 – Movimento 1 ( DEF + ATK )
Round 3 – Movimento 1 ( DEF + ATK )
Round 4 – Movimento 1 ( DEF + ATK )
Round 5 – Movimento 1 ( DEF + ATK )
Round 6 – Movimento 1 ( DEF )

Lutador 2 ( Desafiado )

Round 1 – Movimento 2 ( DEF + ATK )
Round 2 – Movimento 2 ( DEF + ATK )
Round 3 – Movimento 2 ( DEF + ATK )
Round 4 – Movimento 2 ( DEF + ATK )
Round 5 – Movimento 2 ( DEF + ATK ) "




O desafiante deve preferencialmente ser aquele que abre o tópico do combate, porém, não há diferença alguma se por ventura o oposto acontecer. Uma vez que ambos precisarão postar o mesmo número de movimentos/ações.

Outro detalhe altamente importante são os movimentos na luta, alguns lutadores tem dúvidas freqüentes de como usarem as suas habilidades de maneira correta em um round para que saia apenas em um único ataque, para isso, iremos também dar alguns exemplos logo abaixo.



" Seqüência de golpes físicos = Correto
Seqüência de tiros = Correto
Seqüência de Cortes = Correto
Ilusões + Golpe = Correto
Qualquer distração + Golpe = Correto
Tiro + Espadada = Errado
Velocidade + Força = Correto
Rajada de Fogo + Tiro = Errado "




Foram citados acima alguns exemplos de como devem ser utilizados as habilidades de maneira correta em um movimento de certo tipo de luta, esses exemplos citados já são auto-explicativos o suficiente para que entendam o básico. Porém, em caso de dúvida, não hesitem em consultar alguém, ou tirar alguma dúvida com a própria mediação.

Movimentos Especiais

__________________________________________ _ _ _
Os movimentos especiais “quebram” o sistema básico apresentado acima, permitindo que um lutador possa executar uma combinação diferente de ataque ou defesa. Porém, apenas um dos movimentos especiais (MP) poderá ser utilizado durante um combate, sendo única exceção a sua compra no sistema monetário da comunidade. O MP que for utilizado deve ser declarado no devido round, seja em seu título ou em alguma observação. Segue abaixo a lista com os primeiros MP's disponíveis (novos serão listados apenas na Loja de Armas).

MP1 – Golpe Sujo: O “golpe sujo” permite ao lutador que o executar declarar dois ataques durante um mesmo round. A forma como os executar, ou o tempo que levar ficam apenas a seu critério. Qualquer combinação pode ser utilizada, sem distinções, e pode ser aplicado em qualquer round. O oponente, porém, poderá defender-se apenas uma vez. Caso defenda-se de ambos os golpes, deverá fazê-lo em apenas um movimento Em caso de duas defesas, será alvo de punição durante o julgamento.

MP2 – Hat-Trick: O “hat-trick” permite não o uso de dois, mas de três ataques durante um mesmo round. Porém... o lutador que o executar perderá o direito de defender-se em um dos rounds da luta. Além disso, não pode ser executado no último round ofensivo (no caso do exemplo do desafiante, o round 5 – movimento1) sem que anteriormente sucumba à um ataque adversário. Durante o hat-trick, o oponente/alvo pode defender-se de todos os ataques, desde que o faça numa única defesa.

MP3 – Wall: O “wall” permite ao lutador executar duas defesas durante o mesmo round. MP que basicamente anula o efeito do “golpe sujo”.



3 ──── Poderes e Habilidades

▬ Para que um combate ocorra, a apresentação de poderes/habilidades é essencial (salvo casos específicos). Porém... Englobações incoerentes de poderes/habilidades geram dúvidas, discordância e problemas de diversos graus durante um combate. Sendo assim, durante um combate os lutadores tem como princípio básico trazer suas habilidades e descrições de forma já concreta, para que o devido juiz não perca demasiado tempo fazendo sua análise e liberando os poderes.

As englobações, num termo geral, respondem como a apresentação errônea de uma ou mais habilidades, seja misturando habilidades de especificações num único item, ou causando problemas quase "clássicos" voltados à fontes de poderes e atributos físicos. Procurem trazer as descrições com maior clareza possível.

Tomemos alguns exemplos de englobações:



" Escudo + Espada = Errado 
Armadura + Sabre = Errado
Roupa Resistente + Katana = Errado
Vinte Bombas + Bombas de Fumaça = Errado
Telepatia + Telecinese = Errado
Sentidos Aguçados (Todos)= Errado "

Agora vamos aos exemplos corretos:

Controle total sobre a água = Correto
Controle total sobre o fogo = Correto
Criação e controle total sobre o fogo que cria = Correto
Sentido Aguçado ( Audição ) = Correto
Telepatia = Correto
Ki ( Força ) = Correto
Ki ( Resistência ) = Correto
Ki ( Projeção ) = Correto
Ki ( Velocidade ) = Correto "



Esses exemplos acima mostram basicamente como os poderes deverão ser separados corretamente. Fontes de poderes como o Ki e seus derivados devem ser postados separadamente, assim também como outras fontes apresentadas em mídias específicas, tais como Chakra, Cosmo, Reiki, Youki... etc. Valendo lembrar que os poderes postados durante qualquer estilo de luta da comunidade deve ser especificado de forma clara e abrangente. Os poderes devem ser postados no tópico, sem ter como única referência uma expansão de perfil. Caso os poderes postados não tenham nenhuma descrição esses não serão válidos, a não ser que sua funcionalidade seja extremamente óbvia e já sob conhecimento absoluto de todos os envolvidos.
São considerados poderes ou habilidades, qualquer característica ou domínio que faça o lutador adquirir uma capacidade acima do nível regular de um homem (ou mulher). Ou seja, desde carga de força acima do padrão à conhecimento marcial contam como habilidade.

Como emendas na regra original, caberá punição com limitação de pontos ao respectivo juiz que liberar um combate com habilidades apresentadas de forma incorreta. Também, segue em destaque que todos os poderes e habilidades a serem utilizados no decorrer de um combate deverão ser postados no respectivo tópico do combate.


4 ──── Julgamento e Torcida

▬ Os torcedores são uma parte muito importante da luta e por isso, todos os que quiserem torcer por um determinado lutador serão bem-vindos e receberão pontos por isso. Como não poderia deixar de ser, a pontuação pode ser variável a depender da qualidade da torcida (interpretativamente falando).
O mais fundamental numa batalha são os juízes, sem pelo menos um deles uma batalha não tem como dar inicio, os lutadores poderão convidar os juízes que acham corretos ou aceitar e vetar aqueles que aparecem durante as lutas. Como mencionado anteriormente os lutadores poderão vetar até 4 juízes seja qual for o estilo da luta. Cada luta deverá ter no máximo três juízes para no final ter até três julgamentos. Ao final da luta, cada juiz deverá escolher um torcedor que considere ser o mais participativo para que este ganhe sua pontuação, aconselhamos que os juízes procurem não escolher o mesmo torcedor, para que outros também pontuem

Aqui mora o problema... Têm sido comum o termo "juíz apenas para liberação de lutas". Pois bem, lutadores que aceitarem juízes com essa especificação e falta de comprometimento não serão atendidos por nenhum mediador para ter o combate julgado após sua finalização.

Os julgamentos sempre deverão ser feitos de forma clara, detalhada e justa possível. Os juízes deverão ser totalmente imparciais, caso o dono ou algum mediador da comunidade descubra parcialidade para o lado de um dos lutadores, o juiz e o lutador serão severamente punidos, podendo pegar uma exclusão da comunidade como pena. Caso algum juiz desconhecido se apresente para julgar, peça primeiramente para ver o estilo de julgamento do mesmo, para evitar discussões desnecessárias depois. Evite ao máximo a intromissão da mediação nas lutas ou julgamentos para que tudo possa ocorrer de forma clara e sem mais problemas. Cada julgamento terá um prazo de até 10 dias, ao passar do prazo qualquer juiz poderá julgar, se isso não acontecer, alguém da moderação virá julgar a luta, ou, indicarão alguém para isso.

Anexo:
Caso um juiz não possua seu método próprio, a BC fornece abaixo um modelo genérico/básico.

" Ataque 00-10: Pontuação de 0 à 10 a depender da eficiência e qualidade do ataque.
Defesa 00-10: Pontuação de 0 à 10 a depender da eficiência e qualidade da defesa.
Interpretação 00-10: Pontuação de 0 à 10 levando em consideração a interpretação dos personagens. Em outras palavras, se os lutadores seguirão a linha de pensamento e ações de seus respectivos personagens.
Criatividade 00 – 03: Pontuação de 0 à 3 a depender da criatividade no movimento. Não referindo-se apenas à ações mirabolantes, mas à forma como ocorrem em si. Um movimento pode ser simples, porém eficiente e criativo.
Qualidade narrativa 00 - 02: Pontuação de 0 à 2 a depender da qualidade narrativa. Também inclui a ortografia.
Uso do cenário 00 - 04: Pontuação de 0 à 4 a depender do uso do cenário durante a relação ataque/defesa. "

Visando o novo sistema, há uma marcação específica falando de julgamentos e seus complementos.


5 ──── Hierarquia do Ranking

▬ Cada lutador iniará sua participação no ranking no menor nível, e, subirão de acordo com sua pontuação. A pontuação adquiria em cada especificação fica listada no tópico de estilo de combates (sendo cada um com uma especialidade diferente) e em casos especiais (wo, desistências e derivados) logo a seguir.
Os ranking serão periódicos, porém, não deixamos um período exato entre um e outro. Dependerá do número de batalhas encerradas e de lutadores pontuantes.
Em caso de necessidade de um devido lutador, sua pontuação extra-oficial (pontuação já adquirida, porém não postada ao ranking seguinte ainda) poderá ser revelada por um dos mediadores, usufruindo assim da premiação que seu nível proporciona.

     “ O que você faz nesta vida ecoa na eternidade. ”



6 ──── Paralizações e Cancelamentos

▬ Após o tópico ser aberto, uma luta possui sete dias para ser devidamente iniciada. Passados os sete dias, é obrigatória a solicitação da mediação para que o combate possa existir. Caso contrário, o tópico terá as postagens excluídas.
Porém, diversos eventos podem atrapalhar o desenvolvimento do combate. Listamos aqui os relevantes.

Paralisações: Caso ambos os lutadores decidam, uma devida luta pode ser paralisada por até duas semanas (quatorze dias), sendo retomada a partir da data subseqüente. O combate poderá ser retomado apenas com a permissão da mediação, sendo que um mediador deverá novamente validar o tópico após trancá-lo. Qualquer postagem no período paralizado do combate será excluída.

Adiamentos: Um lutador terá direito de DEZ dias de adiamento durante uma luta, porém, através de alguns critérios. Apenas sete dias de adiamento poderão ser utilizados de uma única vez. Ou seja, nessa lógica, ele pode adiar sua postagem por sete dias após o fim do prazo de postagem, e em outro momento da mesma luta utilizar os três dias restantes. Ou, utiliza-los em outra seqüência, como dois adiamentos de cinco dias, ou um com seis e outro com quatro dias. O que vale é a limitação máxima de sete dias, e o uso de no máximo dez dias em somatória geral.

W.O.: Um lutador tem prazo de sete dias para postar seu movimento após a postagem do oponente. Extrapolado esse prazo, ele receberá derrota automática por W.O. O mesmo vale para mudança de personagem durante a luta, ou para perfis excluídos. Em caso de WO, a pontuação é de 1 ponto por movimento postado, incluindo prólogos.

Cancelamentos: Se ambos os lutadores preferirem, o combate poderá ser cancelado, sem que nenhum dos dois receba pontuação.


7 ──── Os Cenários

▬ Os cenários disponibilizados pelo Hangar 18 estão subdivididos em cinco categorias, sendo estas: Animes e Mangás, Livros, Filmes e Seriados, HQ's e Ambientes Reais. Essas divisões possuem mais separações específicas para a mais fácil localização do ambiente da preferência dos combatentes. Por exemplo, os Cenários de Ambientes Reais estão subdivididos por localidades continentais, evitando que seja estritamente necessária a busca por todo o aglomerado geral, limitando o tempo de busca e aprimorando a facilidade de localização.
Diferentemente dos antigos tópicos, agora os respectivos cenários localizam-se nos respectivos marcadores intitulados com o nome da categoria a seguir ao lado direito da página do blog. Basta clicar e visualizar tudo o que estamos disponibilizando.

Quanto aos combates, se faz necessária a apresentação de quatro à dez cenários distintos, ignorando a origem de tais, podendo tanto ser dez cenários reais, quanto dez de HQ's. No combate, se faz necessário colar o link direto da página contendo o cenário, sendo opcional reescrever sua descrição e postar as imagens.
As imagens por sua vez estão na grande maioria em escala reduzida, então, basta clicar nelas para que sejam ampliadas. Não é mágica, é tecnologia.


8 ──── Punições, Ordem e Organização

▬ Diversos motivos levam um lutador a receber uma punição, e entre estes estão: trapaça, ofensas, desrespeito à regras da comunidade. Com a execução de algum desses pontos, a punição é basicamente automática. Porém, a pena máxima não é vindoura na primeira infração, seguindo a ordem a seguir.



1° Punição: Advertência Verbal.
2° Punição: Suspensão da Comunidade por 7 dias.
3° Punição: Suspensão da Comunidade por 1 mês.
4° Punição: Expulsão definitiva da comunidade.



Além do citado acima, também levamos em consideração outros itens básicos, como o envio de spams e vírus, conteúdo explícito sem prévio aviso e ocultação de imagem, e preconceitos de qualquer nível (exceto contra o modismo escroto da atualidade musical).

As leis na BC são rígidas, portanto, qualquer saída da linha da diversão interativa para a ofensa ou intrigas pessoais será louvável de punição, sem exceções prévias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário