sexta-feira, 22 de outubro de 2010

47 ▬ Taj Mahal


Localização: Ásia, Índia, Cidade de Angra

O famoso mausoléu indiano classificado como Patrimônio da Humanidade e dito como uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno, além de já ter servido de inspiração a várias pinturas e artes em geral. Obra feita entre 1630 e 1653 por cerca de 20 mil homens, sob as ordens do imperador Shah Jahan em homenagem póstuma a sua esposa favorita, Aryumand Banu Begam, a quem chamava de Mumtaz Mahal ("A jóia do palácio").
A mulher morreu após dar à luz o 14º filho, tendo o Taj Mahal sido construído sobre seu túmulo, junto ao rio Yamuna. Assim, o Taj Mahal é conhecido como a maior prova de amor do mundo.
A simetria perfeita do Taj (uma grande cúpula central rodeada por outras quatro menores, com minaretes em cada ponta refletidos em um grande lago) parece extremamente bela no entardecer e no alvorecer, quando a construção de mármore reluzente parece flutuar. Sua beleza se altera no decorrer do dia. Às vezes, o Taj Mahal está envolto em uma neblina, em outras, reluz em uma tonalidade rosada, em um cinza perolado ou ainda em um amarelo suave, atingindo até uma brilhante claridade sob o sol de Agra. Na verdade, a iluminação que muda é um motivo decorativo, projetado para produzir uma diversidade de possibilidades visuais para o observador.
A edificação foi construída com os seguintes elementos arquitectónicos: Portal de acesso, Corredores amplos, Tumbas secundárias, Pátios, Esplanada de acesso principal, Darwaza ou forte de acesso, Jabaz, Mesquita, Mausoléu e Minaretes.
No centro, os amplos jardins divididos em quadrados, organizam-se mediante a cruz formada pelos canais. A superfície da água reflete os edifícios, produzindo um efeito adicional de simetria.

Vista interna. Ornamentações finas e detalhadas aos
imensos corredores.

O complexo conta com ornamentos únicos e sua entrada inclui canteiros de flores, caminhos elevados, avenidas de árvores, fontes, cursos de água, e pilares que refletem a imagem dos edifícios na água, dividido por caminhos em 16 canteiros de flores.
Ele é protegido por um portão principal construído em arenito vermelho com cerca de 30 metros de altura, depois tem-se um jardim em estilo mogol, cujo trajeto é simetricamente demarcado e separado por quatro canais de água.
O topo da grande cúpula é em 'forma de gota', semelhante a uma pérola e costurada com fios de ouro.
Os túmulos das duas realezas ficam logo abaixo, na cripta subterrânea. A câmara principal do túmulo é octogonal e guarda o memorial a Mumtaz Mahal atrás de uma abertura em mármore que permite uma iluminação tão leve quanto etérea. O mausoléu de Shah Jahan fica ao lado.
As paredes do templo contem inscrições retiradas do Corão e pedras semipreciosas incrustadas, tais como o lápis-lazúli entre outras de simetria perfeita.
A luta começará no interior da cúpula central da majestosa obra, em meio a vários visitantes e turistas, já quase no fim do horário de visitação e com menos pessoas pelo local.


________________________

Influência do cenário na luta: Os turistas e visitantes podem chegar interferir no andamento da luta, atrapalhando ou quem sabe até ajudando um dos lutadores ou a ambos, principalmente sentirem-se ameaçados.

Clima: Ameno, Céus limpos num espectro multicolorido e cores do entardecer (de tons azul a rosa). 28ºC
Horário da luta: 17:40 h
Local de juízes e torcedores: Entre a multidão que ocupa o monumento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário